terça-feira, 15 de abril de 2008

Pequena, mas inquietante dúvida...


Hoje lembrei-me de escrever algo que pouco ou nada tem a ver com a bijuteria artesanal, mas sim com o artesanato em geral e com este acolhedor concelho, onde escolhi viver, em particular.
As oportunidades de divulgar o trabalho artesanal são poucas. As Exposições e Feiras do género só acontecem nos meses de Verão.
Quando se realiza algum certame, em que supostamente o artesanato se enquadra, os critérios de selecção para participar são um pouco dúbios.
Existem realmente diferenças entre artesanato tradicional e artesanato contemporâneo. Mas eu pergunto, se essas diferenças são realmente visíveis aos olhos de quem organiza estes eventos?
Será que alguns são mais dignos do que outros para mostrar os trabalhos?
Porque é que trabalhos idênticos são rotulados de forma diferente, quando se candidatam a um mesmo propósito?
Fica aqui a dúvida para quem quiser (poder) responder.

2 comentários:

miquinhas e cia disse...

Eu faço-me a mesma pergunta. Infelizmente no Algarve só temos feiras de Artesanato dito tradicional, e uma vez por outra lá conseguimos participar numa dessas feiras. Mas a verdade é que a maioria destes certames (que são escassos) não permite a participação dos "artesãos contemporâneos" ou do "artesanato urbano". Há pouco tempo falei com uma organizadora duma conhecida Feira de Artesanato que me disse claramente que faziam de tudo para não aceitar este tipo de trabalhos.
Eu própria já me senti mal a participar numa dessas feiras, porque claramente quem as visitava procurava o artesanato tradicional e chegava mesmo a olhar com algum desdém para os trabalhos das outras artesãs.
A nossa Região já precisava de uma ou mais feiras só e exclusivamente para o Artesanato Contemporâneo, ou Urbano, como queiramos chamar-lhe.
Mas por vezes tb penso que ainda era necessário mudar as mentalidades das gentes algarvias.... Mas isso é outra história.
Enfim, muito haveria a dizer sobre esta matéria. Cá pelos Algarves ainda haveremos de batalhar muito e muito até os nossos trabalhos serem reconhecidos.

ana disse...

Obrigada pelo comentário. Já tinha muita vontade de postar alguma coisa sobre esta questão, mas tinha-me faltado a coragem. A verdade é que se ninguém fizer nada, as coisas nunca vão mudar.
No meu caso, vou tentando meter-me onde posso para divulgar o meu trabalho, mas não tem sido muito fácil.
Parabéns pelos seus trabalhos, que são muito bonitos.